domingo, 18 de julho de 2010

Casos Astrônomicos no MT

Fireball de Cuiabá repercute em site da NASA

http://www.astronomyforbeginners.com/yourimages/images/252.html


nasa.jpgmeteor2.jpg

http://soc.jpl.nasa.gov/experience/gallery-photo.cfm?id=430
http://soc.jpl.nasa.gov/experience/gallery-photo.cfm?id=429

Veja também no site da TV GLOBO CUIABÁ (TVCA)

Meteoro intriga moradores no interior de MT


14 de junho de 2005 • 04h29 • atualizado às 07h06
A queda de um meteoro (fragmento espacial) no final da tarde de domingo assustou a população da pequena cidade de Lambari D'Oeste, a 330 quilômetros de Cuiabá (MT).

O fenômeno tornou-se o principal assunto das rodas de amigos, mas o desconhecimento sobre o que poderia ser aquele objeto que desceu do céu em alta velocidade na forma de uma bola de fogo gerou as mais variadas conclusões.

O açougueiro Joaquim Bartolomeu de Souza, 73 anos, acha que um foguete em chamas caiu em algum lugar do município onde ninguém ainda conseguiu chegar. Souza contou, por telefone, que quando estava no ar o objeto parecia uma tocha de fogo e produzia barulho semelhante a uma seqüência de trovões. Mas quando se chocou com o solo, tinha o formato de uma grande bola.

Joaquim de Souza diz que ficou cismado, mas adianta que logo se tranqüilizou porque após a queda não aconteceu nada que pudesse prejudicar os moradores. "Mas continuamos sem entender o que poderia ser aquilo", completou.

O estudante Ronielson de Oliveira, 16 anos, lembra que estava passeando pela rua na companhia de amigos quando ouviu o barulho e viu uma bola de fogo caindo do céu. Ele contou que se assustou com o estrondo e a proximidade.

Oliveira diz que o meteoro parecia tão próximo que ele chegou a pensar que o transformador da rede elétrica do qual estava a poucos metros havia explodido e sido tomado pelas chamas. "Eu acho que era um cometa", analisou.

Estudioso de astronomia, Eduardo Baldacci, 39 anos, explicou que este mês a Terra está sob uma chuva de minúsculos meteoros que pode se estender até amanhã. Conforme Baldacci, uma média de 100 fragmentos espaciais, como partes da cauda de cometas que se desprendem pelo contanto com raios solares, estão caindo por hora mas raramente são perceptíveis.

Na astronomia o fragmento descrito pelos moradores de Lambari D'Oeste é chamado de "Bólide", que significa um meteoro maior que o comum que ao penetrar na atmosfera terrestre produz ruído e se torna muito brilhante, podendo deixar um rastro luminoso. Baldacci acredita que o meteoro que caiu em Lambari queimou a vegetação e abriu uma cratera no solo.

Pouca gente acompanhou os céus da cidade de Matupá ou do Nortão no pôr-do-sol do fim da tarde de ontem, mas nós do Site A Notícia Digital conseguimos registrar o momento em que o meteorito cruzou a parte norte do Estado de Mato Grosso.




No céu de Matupá era facilmente observado o tamanho do rasgo em que o astro interplanetário deixou no pôr-do-sol, como mostra a foto ao lado.



Em Cuiabá também foi visto o meteorito rasgando o céu, segundo divulgou o site RMT Online, o Meteorito cruzou também os céus da capital do estado, o objeto é conhecido também por bólido.



O fenômeno durou cerca de 15 minutos e causou espanto a muitas pessoas. O astrônomo Eduardo Baldaci disse que o caso é semelhante ao ocorrido há 10 anos em Mato Grosso, em Nova Brasilândia,





meteorito_mathias_montana.jpg

O meteorito rasgando a bela paisagem dos lagos de Matupá

Fotos: Mathias Montana

quando um objeto cruzou os céus e teria caído em uma fazenda da região. "Pelo rastro, houve ionização do ar. Pela imagem, é um bólido", disse Baldaci.

Para Baldaci, pelo tempo que o objeto ficou visível, é possível que ele não tenha se desintegrado totalmente na atmosfera e tenha caído em algum lugar na região oeste do Estado. "Quanto maior o rastro, maior é o objeto", completou o astrônomo.

Um comentário:

  1. eu estava em reserva do cabacal mt e eu vi tudo quando acabou uma partida de futeboll

    ResponderExcluir