segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vênus e Terra têm mecanismo igual de produção de relâmpagos

Foto: ESA\Divulgação













Equipe de cientistas de diversas universidades  descobriu que, mesmo com grandes diferenças entre suas atmosferas, Terra e Vênus possuem similares mecanismos de produção de relâmpagos. A pesquisa foi apresentada esta semana no Congresso Europeu de Ciência Planetária, segundo informações do site Science Daily.
Concepção artística mostra como seriam os relâmpagos que ocorrem em Vênus, similares aos da Terra | Foto: ESA\Divulgação
Os cientistas declararam que esperam, com a descoberta, tornar possível entender a química, as dinâmicas e a evolução das atmosferas dos dois planetas. Os graus de descarga elétrica, a intensidade e a distribuição espacial são os principais pontos comparáveis.

Estudos anteriores indicavam que ondas magnéticas e ópticas de Vênus poderiam ser produzidas por relâmpagos. A possibilidade foi confirmada por telescópios que capturaram imagens de relâmpagos no planeta.

Quando nuvens se formam, tanto na Terra como em Vênus, a energia que o Sol deposita no ar pode ser solta como uma poderosa descarga elétrica. Quando as partículas das nuvens colidem, a carga elétrica é transferida de grandes partículas para pequenas. A separação das cargas causa os relâmpagos.

O estudo apontou que a força dos relâmpagos também são similares. Foram analisados relâmpagos em Vênus por 3,5 anos terrestres. Comparando as ondas eletromagnéticas produzidas pelos dois planetas, foram encontrados fortes sinais magnéticos em Vênus, que fazem a produção ser comparável à da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário