sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Hartley 2 vira manchete na Imprensa Cuiabana

Cometa poderá ser visto em Cuiabá

RENÊ DIÓZ
Da Reportagem
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=381304

Além da expectativa por chuva, agora é a passagem de um raro visitante que deve fazer voltarem os olhos dos cuiabanos ao céu neste final de outubro. Por volta do dia 20, às 3h30 (já no horário de verão), o cometa Hartley 2 deverá se aproximar do Sol e passar pela Terra pela quarta vez, segundo alguns estudos. O fenômeno, raro, tem chances de ser uma aparição espetacular na cidade.


O Hartley 2 é tecnicamente denominado 103P/Hartley 2 (não confundir com o célebre cometa Halley) e foi descoberto em março de 1986 pelo astrônomo australiano Malcolm Hartley. É considerado um corpo celeste “novo” de acordo com as escalas gigantescas da astronomia. De acordo com esta mesma escala, o Hartley 2 deverá ficar bem pertinho da Terra nesta passagem, a 17,5 milhões de quilômetros. “É ali na esquina”, brinca o astrônomo amador Eduardo Baldaci, residente em Cuiabá e membro da Saturn Observation Campaign da NASA-JPL.

Segundo Baldaci, é possível que o Hartley promova um feixe de luz vistoso no céu, pois é um corpo celeste relativamente novo. Cometas, ele explica, são corpos de 1,5 a 3 Km de diâmetro, em forma de uma batata. São constituídos de elementos que deram origem à maior parte do Universo – dióxido de carbono, metano, até água, etc. – mas congelados ao zero absoluto.

Como o Hartley teve poucas passagens pelo Sol – ou seja, derreteu e desfragmentou-se pouco – pode brilhar mais que os demais cometas, além de passar bem perto da Terra. A expectativa maior para isso é no dia 20, pois não haverá lua cheia, mas o observador decidido deve estar atento ao céu também dias antes ou depois.

Algumas dicas são preciosas para quem quiser aproveitar o fenômeno. A primeira coisa, o lugar da observação. Precisa ser longe das luzes da cidade, para que não ofusquem o brilho do cometa. Baldaci, por exemplo, já fez observações em Chapada dos Guimarães.

Ao contrário do que muitos pensam, não são necessários equipamentos sofisticados. Quem tiver uma luneta ou telescópio pequeno certamente aproveitará, mas um binóculo 7X50 (acessível e vendido em lojas aqui em Cuiabá) também basta. Já para quem quiser tirar fotografias, é interessante que o equipamento tenha um tripé, pois terá de ficar por pelo menos um minuto em exposição.

Outra dica para observar, principalmente a olho nu, é escolher um local sossegado para ficar com os olhos fechados por alguns minutos, a fim de dilatar as pupilas de modo que elas aproveitem ao máximo a luz. Para achar o cometa, sites como www.calsky.com, www.spaceweather e www.heavens-above.com fornecem cartas celestes grátis.

http://www.tanarede.net/N2512



http://www.showdenoticias.com.br/ler/8322/cometa-sera-visto-a-olho-nu-este-mes-em-mato-grosso/

http://www.nossasenhoradolivramento.mt.gov.br/conteudo.php?cid=1113&sid=44

http://www.arenapolisnews.com.br/noticia/299785/Cometa-ser%E1-visto-a-olho-nu-este-m%EAs-em-Mato-Grosso

http://www.circuitomt.com.br/home/materia/47179



http://www.mt24horas.com.br/?open=eJyzL0i3zcsvyUzOTFRLzk%2FJTM%2B3NTQ3MjABAG0gCBE%3D&&.html



http://www.clichoje.com.br/?open=eJyzL0i3zcsvyUzOTFRLzk%2FJTM%2B3NTUysDAFAG0rCBc%3D&&.html



http://www.afolhanoticias.com.br/ver_noticia.php?cod_not=3438

Nenhum comentário:

Postar um comentário