terça-feira, 26 de outubro de 2010

Meteoro, meteoritos ou meteoróides???

Quem nunca cometeu um erro para não ser corrigido? Quem é tão sábio para não cometer nenhum erro?
Recentemente, fui duramente corrigido por uma pessoa que pensa ser a maior autoridade astronômica do planeta. E logo num assunto, para o qual não há uma definição unânime. Trata-se do uso do termo “Cratera de Meteoro”, utilizada por mim no programa “Espaço Aberto” da Globonews sobre o Tema “Crateras do Brasil”.
O mais interessante, que a correção utilizou-se do Wikipédia e não de um tratado científico publicado por um astrônomo profissional de renome internacional.
Vejamos o que a Wikipédia define (sem citar autores)
Meteoro designa o fenômeno luminoso observado quando da passagem de um meteoróide pela atmosfera terrestre. Este fenômeno que pode apresentar várias cores, que são dependentes da velocidade e da composição do meteoróide, um rastro, que pode ser designado por persistente, se tiver duração apreciável no tempo, e pode apresentar também registro de sons. Um meteoro é também por vezes designado de estrela cadente.
A aparição dos meteoros pode-se dar sob duas formas: uma delas são as designadas "chuvas de meteoros" ou "chuva de estrelas cadentes" ou simplesmente "chuva de estrelas", em que os meteoros parecem provir do mesmo ponto do céu noturno, denominado de radiante. Outra forma é a de "meteoros esporádicos"
Existem dois tipos de meteoros que se destacam pela sua espectacularidade: as Bolas de Fogo e os Bólides
Meteoroides são fragmentos de materiais que vagueiam pelo espaço e que, segundo a International Meteor Organization (Organização Internacional de Meteoros), possuem dimensões significativamente menores que um asteroide e significativamente maiores que um átomo ou molécula, distinguindo-nos dos asteroides - objetos maiores, ou da poeira interestelar - objetos micrométricos ou menores.
Os meteoróides derivam de corpos celestes como cometas e asteróides e podem ter origem em ejeções a de cometas que se encontram em aproximação ao sol, na colisão entre dois asteróides, ou mesmo ser um fragmento de sobra da criação do sistema solar. Ao entrar em contacto com a atmosfera de um planeta, um meteoróide dá origem a um meteoro.
Meteoróides que atingem a superfície da Terra são denominados meteoritos.
Um meteorito é a denominação dada quando um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro, alcançam a superfície da Terra, pode ser um aerólito(rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso).

Composição
Ao contrário dos meteoros (popularmente chamados de estrelas cadentes), os meteoritos que atingem a superfície da Terra não são consumidos completamente pelo fogo decorrente do atrito da atmosfera. Os mais comuns não contêm misturas de elementos, sendo compostos por côndrulos, podendo também conter partículas de ferro. Os condritos carbonácios podem conter moléculas complexas de hidrocarbonetos. Os meteoróides são corpos no espaço que ainda não atingiram a atmosfera terrestre.
Os meteoritos metálicos são constituídos por ferro (aproximadamente 85%) e níquel (aproximadamente 14%), podendo conter outros elementos em menor proporção. São também designados de sideritos.
Além desses, ainda existem os meteoritos ferro-rochosos, que são uma mistura da liga de ferro-níquel (50%) e outros minerais (50%).
Meteoritos Encontrados
O maior conhecido é o Hoba West, foi encontrado próximo de Grootfontein, Namíbia tem 2,7 m de comprimento por 2,4 m de largura e peso estimado de 59 toneladas.
O maior em exibição em um museu é o Cabo York que pesa aproximadamente 30 toneladas, foi encontrado perto de Cabo York, Groenlândia em 1897 pela expedição de Robert Peary e está no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
No Brasil o maior meteorito encontrado é o chamado Pedra de Bedongó, que caiu no sertão da Bahia em 1784 e está exposto no Museu Nacional, no Rio de Janeiro desde 1888. Em junho de 2010, um condrito caiu na zona rural do município de Varre-Sai, no estado do Rio de Janeiro.[1]
Então, em bom português o que ocorre é que um meteoróide passa pela atmosfera na forma de Meteoro e atinge a terra como um meteorito.
Distantes do público pelo discurso científico técnico e pelo ofício, alguns profissionais são muito presos à termos técnicos que confundem as pessoas. Já nós, os amadores, tentamos trazer a astronomia bem próxima do público, utilizando termos aceitos na maioria das publicações e sites especializados.

 Site www.meteorcrater.com que mostra os dois termos: "Meteor Crater" e "Meteorite Crater". 










Site www.geology.com mostra "Meteor Craters" ao redor do Mundo.


















Assim sendo... eu vou continuar chamando os "buracos" feitos por "estrelas cadentes" de Crateras de Meteoros... e tenho dito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário