sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Com medo de acidente, NASA adia última missão do "velho" Discovery

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou novo vazamento no ônibus espacial Discovery, desta vez durante o abastecimento para o último lançamento da nave, e adiou o voo previsto para 15h04 (17h04 em Brasília) no horário do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Uma nova data para outra tentativa ainda será anunciada.
Durante a transferência de combustível à Discovery, um escape de hidrogênio foi detectado entre um ponto de ligação do tanque externo da nave e uma tubulação de 17 polegadas, que carrega o gás com segurança para fora do ônibus espacial.
Discovery adia hidrogênio 
Vazamento de hidrogênio durante abastecimento adia mais uma vez o último voo do ônibus espacial Discovery, previsto inicialmente para as 15h04 desta sexta, no horário local. (17h04 em Brasília) (Foto: Nasa)
Os engenheiros trabalharam durante a manhã desta sexta-feira para conter o vazamento. Agora, devem se reunir para definir um novo cronograma para a operação. Problemas similares aconteceram durante as missões STS-119, em março de 2009 - também com o ônibus espacial Discovery - e STS-127, em fevereiro de 2008, com a Endeavour.
A missão atual da Discovery, STS-133, é a 39ª do ônibus espacial e marca umas das atividades finais do programa de ônibus espaciais da Nasa. Até o primeiro semestre de 2011, toda a frota deve ser aposentada. O último voo marcado é da nave Endeavour, na missão STS-134, previsto para 27 de fevereiro do ano que vem.

Tripulantes da missão STS-133, última do ônibus espacial Discovery. Da esq. à dir.:  
Tripulantes da missão STS-133, última do ônibus espacial Discovery. Da esq. à dir.: Alvin Drew, Nicole Scott, Eric Boe, Steve Lindsay, Michael Barratt e Tim Kopra. (Foto: Nasa)

Desde 1984 participando dos principais momentos do programa de ônibus espaciais da Nasa, a nave Discovery partirá para a última missão em novembro de 2010 - o 5º adiamento do voo foi anunciado às 10h30 desta sexta-feira (5), depois de 26 anos de serviços prestados. Com o fim do uso desse tipo de veículo, que será abandonado por completo até o primeiro semestre de 2011, o destino provável da Discovery será servir de acervo ao museu Smithsonian.

Robonaut 2, primeiro robô humanoide a viajar rumo à Estação Espacial Internacional 
Robonaut 2, primeiro robô humanoide a viajar rumo à ISS. (Foto: Robert Markowitz / JSC Nasa)
Antes de ser aposentado, o ônibus espacial com mais horas de voo da frota – cerca de 351 dias em órbita – levará seis astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Mas a novidade estará em um sétimo “passageiro”, o robô humanoide Robonaut 2, primeiro do tipo a ser levado ao posto orbital.
Abreviado para R2, o assistente servirá como um experimento da Nasa para saber como robôs humanoides se comportam no espaço. No futuro, caso apresente bom desempenho, ele poderá ser usado em tarefas na ISS, até mesmo caminhadas no espaço.

Recordes e orgulho
O ônibus espacial começou a ser construído em 1979. Foi transportado em 1983 para o Centro Espacial Kennedy. A missão STS-41D, com o objetivo de levar três satélites ao céu, marcou o início do uso da Discovery. O lançamento ocorreu em 30 de agosto de 1984.

Contando a missão atual, STS-133, a nave já participou de 39 operações, em 26 anos de uso. Por duas vezes, a Discovery foi o primeiro veículo da Nasa a voltar ao espaço após as tragédias com os ônibus Challenger, em 1987, e Columbia, em 2003.

Entre as cargas levadas pela nave ao espaço, talvez a principal seja o Telescópio Espacial Hubble, da missão STS-31, em abril de 1990. O aparelho é, atualmente, o responsável por algumas das imagens mais espetaculares de todos os cantos do Universo.

Tripulantes importantes também estiveram a bordo do ônibus espacial. Desde senadores como Jake Garn, dentro da nave em dezembro de 1985 até o homem mais velho a ir ao espaço, John Glenn, integrante da missão STS-95, em outubro de 1998, à época com 77 anos. O norte-americano foi o primeiro astronauta a dar uma volta pela Terra, em 1962.
Discovery matéria 1 
Ônibus espacial Discovery, com 26 anos de uso e 38 missões completadas - sem contar a atual missão, STS-133, que deve levar o primeiro robo humanoide à Estação Espacial Internacional. (Foto: Nasa)
O veículo também foi o primeiro dos Estados Unidos a receber um cosmonauta (astronauta da agência espacial russa): Serguei Krikalev, em março de 1994. Quatro anos mais tarde, a Discovery seria o último ônibus a acoplar com o extinto posto orbital Mir, durante a missão STS-91, em fevereiro de 1998.
Ao todo, foram 143 milhões de milhas viajadas (cerca de 230 milhões de quilômetros), 5.628 voltas ao redor da Terra e 246 passageiros em missões da Discovery.

A Nasa ainda prevê um voo com o ônibus espacial Endeavour,  marcado para 27 de fevereiro de 2011. Outra nave orbital que também era utilizada pela agência espacial norte-americana, o ônibus espacial Atlantis, partiu em sua última missão em maio deste ano.

 Minha primeira visita no KSC-NASA, aonde pude conhecer de perto o Space Shuttle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário