domingo, 16 de janeiro de 2011

Clima Extremo: O Futuro apocalíptico do Planeta Terra

Sempre que ocorre morte por causa de qualquer acidente, a tendência humana é de racionalizar o incidente, procurando desculpas e culpados pelo ocorrido. Dizemos:” Se as pessoas não morassem em tal local, isto não teria ocorrido...” ou “o Culpado é o governo que não faz nada...”

É certo de que a prevenção é obrigação governamental, porém em se tratando do clima terrestre e de seu futuro Extremo, há muito pouco que um único governo poderia fazer sozinho.

Reuniões como ECO 92 e Kioto foram tentativas má sucedidas de alerta mundial quanto ao problema do efeito estufa, aquecimento global e seus efeitos colaterais.

Recentemente, a revista Geophysical Research Letters afirmou que Cientistas norte-americanos descobriram que a tecnologia de instrumentos em satélites pode ser determinante para medir com precisão a energia que o Sol envia à Terra, garantindo que o conhecimento que pode ajudar na compreensão das mudanças climáticas no planeta.

Segundo os pesquisadores, esse achado levará satélites novos a trabalharem melhor para resolver a questão sobre se as flutuações solares afetam ou não o aumento médio na temperatura da Terra.

Isto quer dizer que, mesmo se tivéssemos feito o dever de casa (preservação do meio ambiente), fatores externos afetarão nosso clima.

Não sei se estou escrevendo um artigo ou um desabafo, ou até mesmo uma teoria. Porém, não vou economizar em certas declarações. Vou misturar ciência e teologia para explicar meu ponto de vista. Já não podemos viver separando as coisas, procurando só na ciência ou só na teologia as explicações dos acontecimentos. A vida é uma complexa associação de diferentes pontos de vista.

Estamos vivendo a Maior Catástrofe climática na história do Brasil e uma das 100 maiores do mundo em toda a história. Aterrorizados acompanhamos pela TV ou de perto, cenas dantescas de dor e impotência diante da força da natureza.

O CONTEXTO GEOGRÁFICO

Na região de serra as residências são bas  
encostas
Quem não conhece a região serrana do Rio de Janeiro pode se perguntar: “O por que as pessoas residem em morros e serras?” Simples, porque naquela região as áreas planas são pouquíssimas e o que sobra, ou é em colinas ou próximo de córregos ou rios. Isto chama-se contexto geográfico, cultural e histórico. É assim e ponto, não tem como mudar a geografia e geologia do local.

Desde de minha infância (e olha que tenho 45 anos...) ouço falar de desabamentos no verão. Ocorre que a cultura política do brasileiro é o imediatismo, venda e compra de votos, não se preocupando muito com a qualidade da semente plantada no solo dos destinos políticos.

O resultado desta equação toda é o que estamos vendo. Agora, podemos ficar procurando uma fuga psicológica e “caçar” os culpados, ou agir proativamente, buscando soluções que irão demorar décadas e que só irão amenizar o problema, pois em si, é utopia achar que eles não ocorreram mais.

Há um ditado popular que diz: “Pimenta nos olhos dos outros no nosso é refresco” Ou seja, mesmo acompanhando eventos semelhantes ao redor do mundo, só acordamos quando a tragédia bate à nossa própria porta.

O ALERTA DO CLIMA EXTREMO


Ondas de 10 metros na Baia de Guanabara em 2010

O que estou querendo dizer é que até 10, 20 anos atrás, não haviam tornados, ciclones e outros incidentes climáticos no território brasileiro. Ocorre que a ONG britânica Oxfam afirmou que as fortes chuvas registradas no Brasil e em outros países são uma "dura advertência" para o futuro, e fez um pedido para que sejam intensificadas as medidas para lutar contra a mudança climática. "A devastação causada a milhares de vidas humanas pelas inundações desta semana é uma dura advertência do que pode acontecer nos próximos anos", declarou Phil Bloomer, diretor de campanhas e políticas da Oxfam.

Os modelos climáticos predizem um clima cada vez mais extremo, e muitos cientistas acreditam que a mudança climática está mexendo com as chuvas de monção e provavelmente com o fenômeno de La Niña.

Em português claro isto quer dizer chuvas cada vez mais fortes, frios mais intensos, verões devastadores e ventos mais parecidos à tornados. Tudo será extremo!

AS PROFECIAS

Quando ouvimos sobre tudo isto é indiscutível que muitos se lembram de Nostradamus, Calendário Maia e da Bíblia (eu fico com esta última). Porém, há também os céticos, que afirmaram que tudo isso já acontecia e sempre irá acontecer. Estão certos, em Parte.

O que estamos presenciando é que tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Como se houvesse uma convergência !


"... casavam e davam-se em casamento...",
a vida não pára
e casal se casa mesmo na hora da tragédia

O problema é que falsos profetas, mitos e falsas interpretações, geraram incredulidade na mente da humanidade. Neste momento, é sempre importante lembrar do que Jesus disse: “ Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mat.24:36-39

Dezembro de 2012 chegará, mas não com o fim. Não será o Calendário Maia que terá a última palavra sobre o assunto Apocalipse.

Não quero fazer uso de teorias teológicas sobre Milênio, Pós ou Pré...Arrebatamento literal ou simbólico... O que precisamos lembrar nesta hora é que final virá e que eventos como este mostran como será...

Ao reportamos à Bíblia, e juntando-se o Gênesis ao Apocalipse, nos lembramos que o Mundo não acabará mais em água, mas sim em fogo.

“E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.”, “E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.” e “...e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.” Eclipses, chuvas de meteoros, tsumanis, queda de um asteróide e efeito estufa...tudo relatado em outras palavras...

Num futuro sem data definida, estaremos diante da TV acompanhando eventos que cada vez mais chegarão próximos de nossas próprias vidas. A Tragédia não será mais do próximo, mas de nós mesmos.

O QUE FAZER?

Além de recuperar o Temor à Deus, o qual é o único capaz de nos dá forças espirituais para enfrentar tais contextos; existem também atitudes proativas de longo prazo para minimizar sofrimentos:

. Emigração Geográfica

. Reflorestamento

. Moratória das queimadas e do desmatamento

. Leis eficazes e enérgicas contra crimes ambientais

Como eu tenho certeza de que nada disto vai acontecer, voltamos ao começo: Recuperação do Temor à Deus, com fé em Jesus como único e suficiente salvador, vivendo uma fé prática e realista, com a prespectiva de que não podemos fugir do fim do Mundo.


Um comentário:

  1. No meado de janeiro desse ano, eu e meu ex-namorado,virmos uma espécie de bola de fogo caindo do ceéu, em direção do mar.Até hj não sei o que fooi !

    ResponderExcluir