quarta-feira, 11 de maio de 2011

SPACE participará em Feira Internacional de Intercambio na UFMT

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), órgão responsável por capacitar a força de trabalho e de impulsionar a tecnologia e a ciência no Estado, vai participar da Feira Internacional de Intercâmbio: Educação, Cultura e Turismo (Feinter), que será realizada pela primeira vez em Mato Grosso no dias 12,13 e 14 desse mês.

No estande destinado a Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (SDCTI) da Secitec serão expostos aos visitantes os equipamentos que integram o programa ‘Circuito da Ciência’.

De acordo com a superintendente da SDCTI, Bernadete Ribeiro, aqueles que passarem pelo estande da Secitec terão a oportunidade de conhecer o Gyrotec (simula a falta de gravidade que o astronauta encontra no espaço por meio de três anéis concêntricos conectados perpendicularmente), o Gerador de Van der Graaf (máquina eletrostática que produz tensões elevadas necessárias em aceleradores de partículas) e a Mala Rebelde (demonstração do funcionamento de um giroscópio).

“Vamos expor também a Bicicleta Geradora de energia manual (transformação de energia mecânica em elétrica), a Bicicleta Geradora de energia tipo passeio (ao ser pedalada, aciona um gerador de corrente contínua), o Planetário Móvel e ainda o Telescópio”, acrescenta Bernadete Ribeiro.

No estande da Secitec haverá ainda a participação do estudioso em Astronomia, Eduardo Baldaci de Lima, que irá abordar sobre o Planetário Móvel, que proporciona durante 30 minutos viagens espacial aos principais planetas, constelações e cometas. Baldaci é o presidente-fundador da SPACE - SOCIEDADE PARA O PROGRESSO DA ASTRONOMIA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO.



Para utilizar os equipamentos, os visitantes da 1ª Feinter contarão com o auxílio de monitores. Ao todo, serão expostos sete equipamentos que fazem parte do acervo da Secitec.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, a participação em eventos educacionais é mais uma ferramenta que a Secitec vem utilizando para a popularizar a ciência. “A população em geral e os estudantes da capital do interior terão a oportunidade de conhecer de perto sobre a cultura científica e terão ainda a chance de aprender brincando”, ressalta Eliene Lima.

A abertura da Feira, que é organizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será às 18 horas, no campus da UFMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário