domingo, 19 de junho de 2011

Cuiabá se prepara para Observar o "Cometa do Apocalipse"


Especulações à parte, o Cometa Elenin está chegando aos céus de nosso planeta, conforme confirma a nota da União Astronômica Internacional http://scully.cfa.harvard.edu/cgi-bin/returnprepeph.cgi?d=c&o=CK10X010 . Aqui em Cuiabá, estaremos preparados para a observação do Cometa Elenin, com instrumental que terá acabado de chegar do exterior.

No dia do perihélio, representantes da ONG Matogrossense SPACE estarão em Los Angeles, observando o Cometa no Observatório Mount Wilson. E por uma coincidências daquelas, conhecendo também o Dr. Yeomans da NASA, responsável pelo International Halley Wacth in 1986.
Descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin, o objeto C/2010 X1 Elenin é um cometa com período orbital de aproximadamente 11.500 anos e foi visto pela primeira vez através de um dos telescópios robóticos do International Scientific Optical Network, instalado no Novo México, EUA.
Quando foi descoberto, Elenin apresentava magnitude aparente de 19.5, cerca de 150 mil vezes menos brilhante que o limiar de 6.5 da visão humana, lembrando que quanto maior a magnitude, menor o brilho de um objeto. De acordo com o descobridor Leonid Elenin, seu núcleo tem entre 3 e 4 quilômetros de largura.




Inúmeros videos na internet prometem que o  Elenin será o COMETA DO APOCALIPSE.

Apesar da elevada magnitude (pouco brilho) do dia do descobrimento, sua intensidade luminosa se elevará à medida que se aproxima da Terra e do Sol. Segundo as estimativas, Elenin atingirá a magnitude 4 em outubro de 2011, quando passará a 34 milhões de quilômetros do nosso planeta, sendo facilmente visível sem ajuda de instrumentos. Antes disso, porém, o cometa poderá ser visto bem antes, desde que o observador possua um pequeno binóculo ou telescópio.

É importante lembrar que os cometas são muito imprevisíveis e podem apresentar comportamentos bastante bizarros à medida que se aproximam do Sol. Entre os fenômenos já observados está o outburst, quando repentinamente se rompem e produzem inúmeros fragmentos brilhantes. Além disso, devido à pressão do vento solar a cauda cometária também pode variar muito de tamanho.

Futura sede da ONG SPACE será no Museu de Ciências da Natureza em MT

Um projeto que começou com um sonho de um simples Observatório. É assim como podemos definir a Obra impactante que Mato Grosso receberá nos próximos anos - Um museu de ciências da Natureza, com características de um centro de formação de professores, totalmente enquadrado no que há de mais avançado na tecnologia digital mundial.



Video mostrando que o Cyber Theater será comandado pelas mãos através do Kinect

Um dos diferenciais do empreendimento será a visão criacionista - divulgar a existência de Deus - entre os estudantes da rede pública e privada.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novo telescópio coloca alunos mais próximos do espaço

JOÃO BOSQUO
Redação/Secom-MT


Alexandra Mazei/Seduc-MT
Alunos da EE Nilo Póvoas, em Cuiabá, participam de observação e treinamento para a Olímpiada Brasileira de Astronomia
A astronomia amadora em Mato Grosso vai ganhar mais um importante instrumento de observação a partir de setembro. O astrônomo Eduardo Baldaci de Lima, ouvidor Geral da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), já foi oficialmente comunicado da doação de um telescópio para a Associação para o Progresso da Astronomia, Cidadania e Educação (Space), entidade sem fins lucrativos e tem como missão – como diz o próprio nome – divulgar e difundir a astronomia visando a cidadania e educação.O astrônomo amador Eduardo Baldaci não esconde a satisfação e destaca os avanços que vai se conseguir com o novo aparelho. Ele visita as escolas e leva o seu telescópio para que os alunos possam, junto com a palestra, ter uma visão holística do universo e interagir, inclusive, de forma mais harmônica com o nosso planeta, com respeito à natureza da qual fazemos parte.

Para se ter uma ideia desses avanços, Baldaci destaca o fato do telescópio atual ter uma distância focal de 1 metro, que possibilitar ter uma ampliação de 200 vezes da lua. O novo aparelho tem uma distância focal de 3 metros e possibilita a ampliação de 660 vezes. Além disso, o telescópio já tem GPS, reconhece a cidade que se está e acompanha o objeto – lua, planeta, estrelas ou nebulosas - observado. Eduardo Baldaci diz que com essa tecnologia as aulas vão ganhar uma dinamicidade, pois não precisar mais ficar ajustando manualmente o aparelho. “Ele acompanha a rotação da terra e o corpo celeste em observação não sai do foco”, explica.
O novo telescópio também vai possibilitar que se faça registros fotográficos e assim abrir novos campos para a pesquisa e estudo do universo, enriquecendo as palestras ministradas aos alunos.
O telescópio está sendo doado pela Celestron Telescopes – empresa americana, sediada em Los Angeles (EUA). Eduardo Baldaci já foi convidado para conhecer três observatórios, sendo dois deles o de Monte Wilson e da Nasa, em Passadina, onde está localizado o laboratório de imagens que são recebidas via rádio. “Vou aproveitar da viagem para levar um material de divulgação e convidar os astrônomos americanos para nos visitar e conhecer o céu de Chapada dos Guimarães”.
A instalação de um observatório é um projeto pessoal – como legado de vida – e ganha importância já que Cuiabá não tem nenhum observatório no qual as pessoas possam interagir com o universo. Só para se ter uma noção, São Paulo tem 13 observatórios municipais.