segunda-feira, 10 de junho de 2013

CHUVA DE METEOROS RARA PODERÁ OCORRER ESTA MADRUGADA

Fotografia de meteoros da Delta Aquarídeas, os quais serão
Iguais aos meteoros desta madrugada
                    Astronomos amadores e profissionais estarão em alerta na madrugada desta terça-feira 11 de Junho. Segundo cientistas da American Meteor Society, há uma grande chance da ocorrência de uma raríssima chuva de meteoros por volta das 2:30 da manhã desta terça-feira.
                 Em Junho de 1930 houve o registro de uma explosão de inúmeros meteoros na constelação de Delphinus e desde então não se houve outros registros do fenômeno.
                Entretanto, o Dr. Peter Jenniskins do Instituto SETI e do NASA Ames Research Center, analisou a órbita da poeira de cometas de longo periodo e sugere que tais meteoros podem retornar esta noite, quando o nosso planeta vai passar no fluxo de detritos de um cometa.
                Quem quiser tentar observar o fenômeno, deve olhar em direção ao Norte, longe da poluição luminosa. Mesmo quem não reconhece as constelações, terá grandes chances caso o fenômeno ocorra, pois eles irão percorrer todo o céu vísivel.
                Ninguém sabe exatamente a taxa de meteoros por hora e nem a duração, mas acredita-se que o fenômeno deva durar entre 15 minutos a 1 hora.
                   Em Cuiabá, o astrônomo amador Eduardo Baldaci estará fotografando os céus em busca do registro desta chuva de meteoros que poderá entrar para a história da astronomia. 
O Mapa acima mostra que o Brasil estará dentro da área verde, ou seja, com visão privilegiada do evento, caso ele ocorra de acordo com os cálculos da NASA.


Um comentário: