quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Minha opinião como Pastor astrônomo sobre a declaração do Papa apoiando a teoria da evolução.

No dia de hoje (29 de outubro de 2014) estou em Orlando (EUA) , onde na parte da manhã palestrei sobre o tema: "A Defesa do Criacionismo e os seus desdobramentos".Uma palestra para pastores brasileiros sobre a importância dos evangélicos se posicionarem com o tema Criacionismo e as teorias evoluncionistas.

Na oportunidade, dei uma "pincelada" sobre o interesse mostrado pela Igreja Católica com a astronomia e a vida extraterrestre. 

Mostrei a imagem captada no site do The Washington Post, na qual é tratado sobre um congresso sobre as implicações da vida extraterrestre na Teologia humana.

A Igreja que antes perseguiu Galileo e Giordano Bruno, agora mostra interesse com as pesquisas científicas, como que "se preparando" para um "encontro eminente" com uma civilação extraterrestre.



Crer na existência de vida extraterrestre é uma coisa, e crer no "contato" com essa civilização é outra ! Além das implicações físicas que falam de distâncias literalmente "astronômicas" e dependentes da teoria da relatividade, temos as implicações teológicas sobre a queda do homem e a obra de salvação de Cristo.

Não é de hoje que grupos exotéricos procuram defender que passagens bíblicas que falam dos anjos e do próprio Jesus, são na realidade relatos de visitas de seres extraterrestres.

A declaração do Papa divulgada no dia de ontem, abre as portas para que o evolucionismo teista seja tido como novo paradigma, com implicações sutis em toda a teologia. A crença de que possíveis ET´s fizeram, fazem e farão contato com nossa civilização, aliadas com a aceitação do evolucionismo, resultará na "facilitação" da aceitação de que podemos ser frutos de uma "panspermia" ou uma civilização "plantada" na Terra por seres interplanetários.

Ao caminhar nessa direção, a Igreja Católica pode "dar um tiro no seu próprio pé" na concepção sobrenatural de Jesus através de Maria. 

Pintura católica que mostra duas naves tripuladas durante a crucificação de Cristo

Quando o Padre Jesuita Geogres-Henri Edouard Lemaitre defendeu que o Big Bang era uma prova incontestável da Obra de Deus como Criador do Universo, isso foi considerado como um golpe mortal para a teoria de Darwin. A igreja que outrora defendia a terra como o centro do Universo e o heliocentrismo como uma heresia, agora avançava no campo científico e defendia uma harmonia entre a bíblia e a ciência.

Agora, o Papa Francisco resolve fazer uma declaração bombástica de que o evolucionismo é aceitável, ou seja, a teoria que vai contra tudo o que diz respeito ao sobrenatural é agora acatada pelo "representante de Deus" na Terra.

O Big Bang fala de um começo para o Universo. Esse começo é compatível com os textos bíblicos e com a fé cristã. Ao fazer tal declaração, o pontífice abre espaço para incredulidade e prepara o caminho para a manifestação do anti-cristo com futuras "aparições simuladas" de seres "extraterrestres".

Adão e Eva desaparecem na concepção evolucionista, abrem espaço para macacos evoluídos ou um "Adão ET".  Caminhos estranhos dos novos tempos da igreja...


Papa Francisco esteve presente na Pontifícia Academia das Ciências durante a apresentação do busto de bronze do Papa Emérito Bento XVI - AP

Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/papa-francisco-declara-que-deus-nao-um-magico-com-uma-varinha-magica-14383271#ixzz3HZof8aK6


VATICANO - Em discurso na Pontifícia Academia das Ciências, no Vaticano, nesta segunda-feira, o Papa fez comentários que, para especialistas, puseram fim às “pseudo-teorias” do criacionismo e do Design Inteligente, que alguns argumentam que foram incentivadas por seu antecessor, Bento XVI.

Francisco explicou que ambas teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um criador.

- Quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha mágica capaz de fazer tudo. Mas isso não é assim - disse Francis.
Ele acrescentou, ainda, que Deus “criou os seres humanos e deixou que eles se desenvolvessem de acordo com as leis internas que ele deu a cada um para que eles cheguem ao seu cumprimento”.
- O Big Bang, que hoje temos como a origem do mundo, não contradiz a intervenção do criador divino, mas sim o exige - acrescentou. - A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem.
Por muito tempo, a Igreja Católica tem tido uma reputação de ser anti-ciência - a mais famosa foi quando Galileu enfrentou a inquisição e foi forçado a retirar sua teoria “herege” de que a Terra girava em torno do Sol.
Mas os comentários do Papa Francisco estavam mais de acordo com o trabalho progressivo do Papa Pio XII, que abriu as portas para a idéia da evolução e ativamente acolheu a teoria do Big Bang. Em 1996, João Paulo II foi mais longe e sugeriu a evolução era “mais do que uma hipótese” e “fato efetivamente comprovado”.
No entanto, mais recentemente, Bento XVI e os seus conselheiros mais próximos, aparentemente, aprovaram a idéia de que o Design Inteligente sustenta a evolução - a idéia de que a seleção natural por si só é insuficiente para explicar a complexidade do mundo. Em 2005, seu colaborador próximo Cardeal Schoenborn escreveu um artigo dizendo que “a evolução no sentido da ancestralidade comum pode ser verdade, mas a evolução no sentido neo-darwinista - um processo não planejado e sem guia - não é”.

Apesar do enorme abismo na postura teológica entre o seu mandato e o de seu antecessor, Francis elogiou Bento XVI quando revelou um busto de bronze dele na sede da academia nos jardins do Vaticano.

- Ninguém jamais poderia dizer dele que o estudo e a ciência fizeram com que ele, seu amor a Deus e ao próximo murchassem - disse Francis, de acordo com uma tradução feita pela “Catholic News Service”. - Pelo contrário, conhecimento, sabedoria e oração ampliaram seu coração e seu espírito. Vamos agradecer a Deus pelo dom que ele deu à Igreja e ao mundo com a existência e o pontificado do Papa Bento XVI.

Fundada em 1603 em Roma, com o nome de Academia dos Linces, a Pontifícia Academia das Ciências é formada por 80 pesquisadores nomeados vitaliciamente pelo papa. De acordo com as regras, os candidatos a uma vaga na academia são escolhidos com base na relevância de suas análises científicas e da sua reconhecida estatura moral, sem qualquer discriminação ética ou religiosa.

6 comentários:

  1. Deus pode ter criado o universo (o universo inteiro, não só a terra) com o big bang, e logo após ele poderia ter colocado Adão e Eva. Afinal na biblia diz que eles foram criados por Deus, e que eles são a sua imagem e semelhança, mas não diz que eles tem a aparencia humana que temos hoje, ou seja faz sentido sim, desde que seja analisado imparcialmente.

    ResponderExcluir
  2. "DEUS E O ALFA O ÔMEGA" Pense! e preciso ter o inicio para se ter um fim certo? DEUS e o INICIO-MEIO-FIM. não já basta ele ter nos criados como imagem e semelhança dele ? não já basta ele ter feito um lar para nós ? não já basta ele ter prometido a vida eterna ? oque queremos mais? as vezes esquecemos que sem DEUS somos só pó. barro e nada mais. somos favoráveis a morte, não sejamos ignorantes evoluímos crescemos no conhecimento, mais também vamos crescer na nossa vida espiritual. vamos deixar de querer ser DEUS querer estar a frente querer passar a vida toda tentando fazer algo que não existe e que não tem sentido. "DEUS E SUPREMO". GLÓRIA DEUS LOUVADO SEJA O NOME DELE PARA TODO SEMPRE AMÉM.

    ResponderExcluir
  3. Uma dica! viva experiencias com deus, busque a ele de todo seu coração e de todo seu entendimento, e você verá como deus existe e como ele te honrar.
    PODE TER SER TESA NOQUE VOU FALAR.
    DEPOIS DE VOCÊ TER UMA EXPERIENCIA COM DEUS, NÃO A CIENTISTA , NÃO A ASTRÔNOMO SEM DEUS, NÃO A NINGUÉM DESSE MUNDO QUE FAZER VOCÊ DUVIDAR DE DEUS.
    NÃO VIVA PARA O SISTEMA VIVA PARA DEUS E QUANDO ELE TE USAR DIGA,
    "ASSIM DIZ O SENHOR". TUDO FOI CRIADO POR ELE TUDO FOI FEITO POR ELE. É REALMENTE LINDO TUDO QUE ELE FEZ, SOU APAIXONADO PELO UNIVERSO E POR TUDO QUE ELE FEZ, DEUS E PODEROSO.

    ResponderExcluir
  4. Uma dica! viva experiencias com deus, busque a ele de todo seu coração e de todo seu entendimento, e você verá como deus existe e como ele te honrar.
    PODE TER SER TESA NOQUE VOU FALAR.
    DEPOIS DE VOCÊ TER UMA EXPERIENCIA COM DEUS, NÃO A CIENTISTA , NÃO A ASTRÔNOMO SEM DEUS, NÃO A NINGUÉM DESSE MUNDO QUE FAZER VOCÊ DUVIDAR DE DEUS.
    NÃO VIVA PARA O SISTEMA VIVA PARA DEUS E QUANDO ELE TE USAR DIGA,
    "ASSIM DIZ O SENHOR". TUDO FOI CRIADO POR ELE TUDO FOI FEITO POR ELE. É REALMENTE LINDO TUDO QUE ELE FEZ, SOU APAIXONADO PELO UNIVERSO E POR TUDO QUE ELE FEZ, DEUS E PODEROSO.

    ResponderExcluir
  5. Thanks a lot for giving us such a helpful information. You can also visit our website for Nmims solved assignment December 2021

    ResponderExcluir