A Verdade sobre o Planetário de MT














Caminhada em pról do Jardim Botânico da qual participei junto com os alunos das Escolas Estaduais.

INDICA AO GOVERNADOR DO ESTADO, EXTENSIVO AOS SECRETÁRIOS DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CULTURA, MEIO AMBIENTE E TURISMO, A IMPORTÂNCIA DE INSTALAR UM PLANETÁRIO-OBSERVATÓRIO EM CUIABÁ.

29/05/07 - Nº 1508/07
Nos termos do artigo 245 e seguintes do Regimento Interno desta Casa de Leis, requeiro à Mesa Diretora, após ouvido o soberano Plenário, que encaminhe expediente indicatório ao Excelentíssimo Governador, Blairo Borges Maggi, extensivo aos Senhores Secretários de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, demonstrando a necessidade de instalar um Planetário-Observatório em Cuiabá.

Plenário das Deliberações, de maio de 2007.

Deputado SÉRGIO RICARDO
Presidente

JUSTIFICATIVA

Planetário é um moderno instrumento ótico-mecânico e eletrônico que reproduz com precisão científica o céu com todos os seus astros e movimentos em uma tela de projeção semi-esférica.

O planetário tem por objetivo o ensino de astronomia, atendendo professores e alunos da rede de ensino público e privado, bem como a população em geral, além de ampliar a visão para a ciência e tecnologia espacial, que são âncoras do desenvolvimento científico e tecnológico do século XXI.

Trata-se de um instrumento de interesse cultural e didático necessário a todo pólo de desenvolvimento cultural, político e econômico, visto que atrai a atenção de grande massa de indivíduos curiosos e sedentos de saber, elevando o nível de seu conhecimento sobre o universo.

Temos que considerar que um Planetário-Observatório é uma excelente ferramenta educacional para o desenvolvimento do Estado, aprimorando a consciência planetária na questão de preservação do meio ambiente de nosso próprio planeta.

Em uma sala circular, com um teto em forma de cúpula, os visitantes do observatório sentam-se e olham para cima podendo assim, através de uma projeção realizada por modernos equipamentos, como o projetor multimídia TWIN, produzido pela empresa Carl Zeiss Jena – Alemanha, ver a abóbada celeste em todo o seu esplendor. Eles encontram ali todas as estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, evoluindo em seu trajeto pelo Universo, representando suas auroras, crepúsculos, eclipses, as estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

Mais do que isso, este equipamento que, graças à sua alta tecnologia nos leva, sempre com absoluta precisão científica, também a outros céus e a outras épocas.

Um Planetário é sempre um projeto auto-sustentável e de grande importância sócio-cultural e turística para a cidade que o instala, atraindo não só o público do Estado, como de toda região Centro-Oeste, atendendo de forma multidisciplinar as áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Cultura e Turismo. É um espaço de descobertas e de ensino de uma consciência universal.

Assim, conto com os nobres colegas parlamentares para aprovação e encaminhamento do presente instrumento indicatório.

Este lindo projeto idealizado por mim e elaborado pelo Engenheiro João Pedro Dornellas. Apresentado ao Deputado Estadual pelo MT, Sèrgio Ricardo.

Se você quer apoiar à criação do Observatório da Natureza, entre em contato conosco: astronomo@eduardobaldaci.com

Comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4834165

27065387.jpg

nasasoc2.jpg

Entrega do projeto do Observatório nas mãos do Presidente da Ass. Legislativa de MT é citado por site da NASA.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-t2uCuYVjA4]
Vídeo do Projeto de Cuiabá.

FAÇA SUA PARTE NA CONQUISTA DE UM SONHO

Você que também é à favor do Observatório da Natureza, mande um email com o texto abaixo para astronomo@eduardobaldaci.com

Vamos juntos conquistar este sonho que nunca esteve tão perto !

Ao Exmo Sr.
Deputado Estadual
Sérgio Ricardo
Presidente da Ass. Legislativa do Mato Grosso,
Eu,.................................................. , Brasileiro(a), Residente à ............................................................................, Título de eleitor n°......., RG N°............................................................................................, venho em apóio ao Projeto do Observatório Astronômico da Natureza de autoria do Astrônomo Eduardo Baldaci de Lima, solicitar sua atuação na apresentação e aprovação de um projeto de lei que viabilize esta opção de lazer, educação e ciência para o Estado do Mato Grosso.
Cordialmente,

Nome, com sua qualificação






influencia.jpg

Mesmo sem o devido reconhecimento (atitude típica tupiniquim), a influência do trabalho de divulgação científica em Três Rios (1983/1989) e em Carmo (1992/1998) resultaram na construção de dois observatórios. Sementes que esperamos também serem efetivas em Mato Grosso.

Astronomy For Beginners