quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alinhamento Planetário e Chuva de Meteoros

De Hoje até domingo, teremos a oportunidade de observar o alinhamento dos Planetas Vênus, Saturno e Marte que estão em formação igual de um triângulo. Ao mesmo tempo, a lua em fase crescente aparece ao lado de Mercúrio na hora do crepúsculo na direção Oeste. O Fenômeno é perfeitamente visível a olho nu.

Durante o ano, em quase todos os meses, ocorrem as conhecidas chuvas de meteoros. Porém, talvez a mais famosa delas irá ocorrer justamente no momento em que estamos presenciando um alinhamento planetário. De hoje até sábado, a chuva de meteoros Perseídas promete uma média de 100 meteoros por hora, ocorrendo sempre na direção norte a partir das 2 horas da manhã. Com a lua em fase crescente, o céu estará em condições de excelente visibilidade para a observação a olho nu do fenômeno.




Uma chuva de meteoros ocorre, quando a terra “cruza” pela órbita de um Cometa e encontra os seus detritos, que uma vez atraídos pela força de gravidade da Terra, entram em nossa atmosfera numa incrível velocidade de 1800 km/h e com o atrito resultante acabam se desintegrando.


As Perseídas recebem este nome, porque seu radiante ocorre na Constelação do Perseus e são provocadas pelos restos do Cometa Cometa Swift-Tuttle.

Historicamente em Mato Grosso, há uma coincidência de relatos de Ovnis e bólidos no mesmo período das Perseídas, o que pode indicar que os fenômenos estejam relacionados.




http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=338056

Ouça os meteoros diretamente da Estação da Marinha dos Estados Unidos

http://topaz.streamguys.tv/~spaceweather/index.html

Welcome
to Space Weather Radio


presented by Spaceweather.com



If you don't see an audio player, you should

Download
Flash



Nenhum comentário:

Postar um comentário